O ceramista que dedica parte do seu tempo à buscar esmaltes para suas peças, estuda cada receita e seus resultados para poder modifica-las segundo suas necessidades. Eu não sou nenhuma tecnica em esmaltes e admito que ainda tenho muito o que aprender. Testar, fazer e refazer é um metodo, que para mim, tem trazido bons resultados. Aquela receita que ainda não deu os resultados esperados vai sendo repetida, com variações, para chegar ao que eu considerar como bom. Não é só a cor ou superficie o que interessa, preciso checar a durabilidade, se é um esmalte seguro para ser usado em utilitários. Caso contrário vai ser usado apenas em objetos decorativos.
A temperatura e as matérias primas usadas são os itens mais importantes nesse quesito. Se tem bário ou chumbo será usado com critério, só servirá para as peças de decoração. Quanto mais alta a temperatura em que foi forneado, mais resistente o esmalte será, e poderá fazer parte de um utilitário que armazenará sucos ou alimentos ácidos que contenham vinagre. Por falar em vinagre, quando usamos uma ceramica esmaltada com chumbo, ele consegue corroer lentamente o esmalte, liberando o chumbo, que vai se acumulando em nosso no corpo à medida que ingerimos os alimentos armazenados. Eventualmente, conforme a frequencia, podemos ser surpreendidos com alguma doença. Como ceramistas é nossa a responsabilidade ao que se refere à produtos dos quais fazemos uso em nossos vidrados. Portanto, o cuidado maior se deve à parte interna dos utilitários, que podem ser esmaltados com um esmalte alcalino e seguro por dentro e ter na parte externa um outro, que não terá contato com o alimento.
food safe, fur nahrungsmittel geeignet nicht giftig, sans risque pour l’alimentation, sin riesgo para la alimentacion, proprio para uso com alimentos, senza rischi per l’alimentazione, atossico, sikker til mad, giftfri