Beth Coe Maeda

Esmaltes para efeitos especiais




Esses são os primeiros resultados, concretos, de alguns esmaltes com efeitos especiais. Isso mostra que os esmaltes ceramicos podem ser inovadores. Nas fotos com efeitos em UV, foi usada uma lâmpada UVA - que não oferece riscos à saúde - a conhecida e bem comum "luz negra". Dizem que, com a UVC os efeitos são mais bonitos e brilhantes e as fotos poderiam ficar mais interessantes. Porem, ao avaliar os efeitos nocivos da UVC, optei por usar a UVA mesmo, que é mais segura e nas próximas fotos vou tentar melhorar a captura da imagem. Essas fotos foram feitas com uma já ultrapassada camera digital, que eu uso no dia-a-dia da cerâmica, sem uso de filtro ou qualquer outro recurso.
Alguns desses experimentos buscam encontrar um esmalte de efeito especial quando na "luz negra" - UVA . As amostras ainda são pequenas e como disse, as fotos não estão lá grande coisa, talvez seja necessario um filtro ou uma lente melhor, mas já anima. Repetindo, nada de lâmpada UVC! Ficaria lindo mas o risco não compensa. Mesmo porque, ao usar esse vidrado em uma peça cerâmica, dificilmente esses efeitos poderiam ser observados se exigissem a luz UVC( aquela usada nos filtros de aquários para controle de algas e bactérias e não devem ficar ao nosso alcance visual).

Outros, buscam uma alternativa para obter efeitos metalizados em corpos cerâmicos e que substituam os produtos de alto custo, à base de ouro ou prata. Como na cerâmica artística esses efeitos metálicos são bem vindos, achei interessante pesquisar novas opções, usando matérias primas com preços mais acessíveis.

Quanto aos com luminescência, aqui estão os primeiros testes. Podem não cair no gosto comum, mas certamente são divertidos. As fotos com montagem mostram um mesmo teste, com luz natural, com lâmpada ultravioleta UVA (luz negra) e em total ausência de luz (no escuro), para evidenciar os efeitos luminescentes. Acho que esses resultados podem embelezar uma peça decorativa, desde que usados com delicadeza.

Os que brilham no escuro:



Os metalizados:



Com efeito UV:



Fotos do processo: